quarta-feira, julho 14, 2004

Reflexões cinéfilas (não é um conto estúpido...)

O repto lançado pelo «cookiegui» no seu blog Talk to the hand acabou por proporcionar-me um curto e engraçado momento de reflexão cinéfila. Será possível estabelecer um «top» dos nossos filmes preferidos? Demorei cerca de 15 minutos a fazer o exercício e decidi colocar o resultado final à vossa disposição.

A ideia passava por escolher os 20 melhores filmes da minha vida. Obviamente que a escolha final não tem por base de selecção apenas critérios de qualidade cinematográfica, mas também (ou sobretudo) o facto de me terem marcado por este ou aquele motivo.

Sublinho o facto de ser possível estar a cometer alguma falha imperdoável, por poder estar a omitir algum filme do qual possa eventualmente recordar-me mais tarde. Se me aperceber disso entretanto, voltarei para alterar a lista.

Cá vai:

1.º Pulp Fiction
2.º A vida de Brian
3.º Magnolia
4.º Lost in translation
5.º A última hora
6.º O ódio
7.º Cães Danados
8.º Annie Hall
9.º Fargo
10.º The Royal Tenenbaums
11.º Os suspeitos do costume
12.º As virgens suicidas
13.º Homens Simples
14.º Taxi Driver
15.º Fala com ela
16.º LA Confidential
17.º Almost Famous
18.º Manhattan
19.º Uma história simples
20.º Bananas

Outros «topáveis»: Buffalo 69, Fight Club, Festim Nu, Boogie Nights, Traffic, Platoon, O Apóstolo, Amélie Poulain, Delicatessen, Heat, Trainspotting, O Verão de Kikujiro, E.T. (desculpem, mas não posso evitar ponderar a sua entrada no top), Bowling for Columbine, Beleza Americana, e muitos outros que agora não me ocorrem.